GOIABINHA BENJAMIN

GOIABINHA BENJAMIN

INGREDIENTES
175 g de manteiga
100 g de açúcar
2 gemas
300 g de farinha de trigo
Raspas de ½ limão
200 g de goiabada cascão
Açúcar de confeiteiro


MODO DE PREPARO
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira com a pá raquete e adicione as raspas de limão. Cuidado para não bater demais e deixar a mistura mole. Adicione as gemas e bata por mais 1 minuto. Acrescente a farinha e continue batendo até homogeneizar os ingredientes. Leve a massa coberta com um filme plástico para a geladeira. Depois de 20 minutos, divida a massa em 30 partes iguais em formato de bola. 

Corte a goiabada em 30 partes iguais, no formato de retângulo. Achate as bolinhas e coloque um pedacinho de goiabada no centro de cada uma. Dê um “beliscão” na massa para fechar as laterais, deixando as pontas abertas para a goiabada ficar visível. Coloque em uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar e peneire açúcar de confeiteiro por cima dos biscoitinhos.

CAFÉ, O MELHOR AMIGO DA SUA SAÚDE

CAFÉ, O MELHOR AMIGO DA SUA SAÚDE

Os avanços nas pesquisas com relação ao tema mostram que o café se tornou o melhor amigo na hora de cuidar da saúde e de ter ainda mais bem-estar. E como hoje é Dia Nacional da bebida, criamos uma lista com curiosidades bem bacanas para se ler na companhia de um café quentinho.

1. O café possui 0 calorias e é altamente indicado para quem pratica exercícios físicos.

2. Com grandes quantidades de antioxidantes, a bebida auxilia na imunidade do corpo e do envelhecimento precoce das células.

3. A substância “tanino” está presente no café. Ela reduz a formação de placas e melhora a saúde dos dentes, te deixando com um sorriso saudável e bonito!

4. Nada de estresse: a cafeína presente nos grãos aumenta a produtividade, a cognição e pode até bloquear receptores do cérebro que causam o estresse.

5. A cafeína também atua contra as enxaquecas, em um efeito similar ao apresentado pelos analgésicos. Xô, dor de cabeça!

6. O café também melhora os processos de atenção e memória no cérebro, te dando aquela mãozinha na hora que você precisa ser criativo.

7. Quer viver por mais tempo? Tome café! A bebida está ligada ao aumento da expectativa de vida em seus consumidores.

8. Quem sofre de diabetes também pode contar com a ajuda dos grãos. Substâncias presentes na bebida auxiliam na redução da glicose e de insulina no sangue.

9. Memória curta? A cafeína aumenta a eficiência dos neurônios, fazendo você se lembrar de tudo – inclusive de onde deixou a chave do carro!

10. Mas o mais legal é que aqui na padaria, o café é autenticamente Benjamin – fresco, saboroso e com um aroma delicioso.

Quem diria que em apenas uma xícara de café haveria tantos benefícios, não é mesmo? Então simbora homenageá-lo degustando a bebida com a gente!

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

 

Massa

 

3 cenouras médias picadas

1/2 xícara (chá) de óleo

2 xícaras (chá) de açúcar

4 ovos

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

1 colher (sopa) de fermento em pó

Óleo e farinha de trigo pra untar e enfarinhar a assadeira

 

Cobertura

 

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

3 colheres (sopa) de cacau em pó (medidas niveladas)

100grs de chocolate meio amargo picado

1 colher (chá) de manteiga

Pitada de sal

 

MODO DE PREPARO

 

Bolo

Bata no liquidificador a cenoura, o óleo, o açúcar e os ovos até que fique homogêneo. Despeje em uma tigela, acrescente e misture a farinha de trigo (aos poucos) e o fermento. 

Coloque a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar no forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que fique dourado.

 

Cobertura

Coloque todos os ingredientes em uma panela, mexa sempre com uma espátula de silicone e deixe ferver somente até o chocolate em barra derreter. Não pode ficar firme demais. Deixe esfriar por aproximadamente 10 minutos e despeje sobre o bolo. 

PUDIM DE LEITE

PUDIM DE LEITE

INGREDIENTES

 

5 colheres (sopa) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

3 gemas

1 lata de leite condensado

1 lata de leite integral (a mesma do leite condensado, mas com 1 dedo a menos de leite)

 

 

MODO DE PREPARO

  

Calda 

Comece pela calda. Coloque o açúcar numa panela ou frigideira e leve ao fogo baixo. Misture com uma colher até o dissolver. Adicione aos poucos a água para que a calda não fique muito grossa (este passo varia conforme o gosto de cada um). Despeje na forma de pudim e vire-a até que a calda esteja em quase toda a superfície. Ela deve ser feita primeiro porque precisa esfriar.

 

Pudim

Bata as gemas delicadamente com um garfo ou fuet, o suficiente para misturá-las. Lembre-se: quanto menos aerado, melhor. Acrescente o leite condensado e misture novamente até que fique homogêneo. Adicionei o leite e misture. 

Cheque se a calda esfriou. Despeje a massa do pudim na forma através de um coador. É este o momento que faz toda a diferença.

Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno médio em banho-maria. Deixe assar por cerca de 45 minutos (o tempo varia de acordo com o forno). Para checar se está assado, fure com uma faca de ponta fina ou palito de dente: se sair sequinho, está pronto. 

Tire do banho-maria com cuidado e espere esfriar. Mexa um pouco a forma para que o pudim se solte e passe a faca pelas laterais. Você verá que ele se soltam um pouco da superfície. Coloque o prato em que vai servir e vire a forma de uma só vez. Está tudo pronto!

MOUSSE DE LIMÃO

MOUSSE DE LIMÃO

INGREDIENTES

 

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1/2 xícara de suco de limão puro, sem a mistura de água

 

MODO DE PREPARO

 

Coloque o creme de leite com soro e o leite condensado no liquidificador. Bata um pouco. Depois, vá acrescentando aos poucos o suco de limão, batendo até ficar consistente. Leve a geladeira e sirva. Você também pode decorar o mousse com algumas raspinhas da casca do limão

TARTELETES DE FRUTAS OU MORANGO

TARTELETES DE FRUTAS OU MORANGO

INGREDIENTES

 

Massa Flora para Torta

 

175 grs. de manteiga

1 ovo

300 grs. de farinha

Raspas de limão

100 grs.  de açúcar

 

Creme de Baunilha

 

500 ml. de leite

250 grs. de açúcar

75 grs. de farinha de trigo

4 gemas

1 pitada de baunilha líquida ou vanilina

  

Geléia

 

½ copo de água

100 grs. de açúcar

20 grs. de maisena, desmanchada em aproximadamente

3 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de glucose ou karo

1 limão ou 1 laranja fatiada

 

MODO DE PREPARO

  

Geléia 

Leve ao fogo, a água o açúcar e o limão, assim que começar a ferver, adicione o amido de milho, mexendo sempre para não empelotar. Por último, adicione a glucose e faça uma geleia bem grossa, espere esfriar um pouco e coloque por cima das frutas.

 

Creme de Baunilha

Leve ao fogo o leite, com metade do açúcar. Assim que começar a ferver, adicione a outra metade do açúcar, já misturado com a farinha de trigo, sempre mexendo para não empelotar, cozinhe mais um pouco e adicione o resto dos ingredientes. Cozinhe mais um pouco, retire do fogo e espere esfriar.

  

Massa

Misture todos os ingredientes acima e faça uma massa. Coloque-a numa assadeira e leve-a para gelar por uma hora. Em seguida, retire-a da geladeira, amasse-a um pouco em cima da mesa, e a seguir, forre forminhas de tortas e leve para assar.

Após assada e fria, desenforme-a complete com creme de baunilha e decore com frutas, passe a geléia por cima e cubra em volta com caju moído ou coco ralado. A decoração fica ao seu gosto.

COLOMBA PASCAL

COLOMBA PASCAL

INGREDIENTES

 

Massa

 

 4 colheres de sopa de água

1 colher de sobremesa de fermento biológico (30 gramas)

2 copos americanos cheios de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

1/2 copo americano de açúcar

1 colher de café de sal

5 gemas

3 colheres de sopa de mel

1/2 copo americano de leite gelado

essência de laranja a gosto ou raspas de 1 laranja

1 xícara de chá de uvas passas

1 e 1/2 xícara de chá de frutas cristalizadas

óleo para trabalhar a massa

 

Cobertura

 

1 copo americano de castanhas de caju trituradas

Castanhas de caju ou nozes para polvilhar

1 e 1/2 copo americano de açúcar de confeiteiro

5 claras de ovos

 

MODO DE PREPARO

 

Massa

Coloque o fermento em um pequeno recipiente e esfarele com as mãos. Adicione duas colheres de farinha, quatro colheres de água e misture.
Reserve essa pequena massa por 20 minutos, até que ela cresça. É essa massa (chamada de esponjinha, pelo aspecto) que vai fazer com que a colomba fique macia.

Em uma superfície de pedra ou em uma batedeira, coloque o restante da farinha de trigo e junte a massa de fermento reservada, a manteiga, o açúcar, o sal, as gemas e o mel.

Misture a massa e vá acrescentando o leite aos poucos (cuidado para não colocar muito e perder o ponto da massa, que deve ficar maleável, mas não muito mole).

Neste momento, acrescente duas colheres de sopa de essência de laranja ou a raspa da fruta.

Sove bem a massa por cerca de 20 minutos ou até chegar ao ponto de véu, ou seja, até que possa ser esticada, sem se romper, mas transparente.

Nesse momento, acrescente as uvas-passas e as frutas cristalizadas e incorpore delicadamente à mistura.

Usando óleo nas mãos para trabalhar a massa, divida-a em duas partes e deixe descansar por 10 minutos. Corte ao meio cada pedaço de massa. Com pouco mais de metade de uma das porções, faça um rolo e acomode-o no meio da fôrma própria para colomba (à venda em lojas de confeitaria). Divida o outro pedaço em dois e coloque nas partes menores da fôrma.

Faça o mesmo com a outra parte da massa e preencha mais uma fôrma da mesma maneira. Deixe a massa descansar de 30 a 50 minutos, para crescer. Lembre-se que no calor a massa cresce mais rápido, por isso, se preferir, cubra a massa com um pano de prato seco e limpo.

 

Cobertura

Enquanto a massa cresce, prepare a cobertura: coloque em um recipiente a castanha de caju triturada e metade do açúcar de confeiteiro. Em seguida, acrescente as claras e misture bem. Coloque a cobertura sobre as colombas.
Antes de levá-las ao forno, salpique mais castanha de caju ou nozes e peneire a outra metade do açúcar de confeiteiro. 

Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por 30 minutos.

 

 

BOLO DE MILHO

BOLO DE MILHO

 

 INGREDIENTES

 

.2 espigas de milho debulhadas

 1/4 de xícara (chá) de leite
 1 xícara (chá) de açúcar
 3/4 de xícara (chá) de manteiga
 2 ovos
 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

 

MODO DE PREPARO

 

- Aqueça o forno em temperatura média.

-  No liquidificador, bata o milho com o leite até ficar homogêneo. Reserve.

-  Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme claro.

- Junte os ovos e bata bem.

-  Ponha o milho reservado, a farinha, o fermento e bata até obter uma mistura homogênea.

-  Coloque numa forma de buraco no meio com 20 cm de diâmetro untada com manteiga e leve ao forno por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo.

-  Deixe esfriar, desenforme e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

 

Dica: se quiser, substitua o milho-verde por 1 xícara (chá) de milho em conserva escorrido.

BOLO DE MORANGO

BOLO DE MORANGO

INGREDIENTES:

 

Massa

 5 ovos

300 grs. de farinha de trigo
150 grs. de açúcar
50 grs. de fermento em pó
180 ml de água

 

Recheio e Cobertura

1 litro de creme de leite fresco
150 grs. de açúcar

500 grs. de morangos

 

MODO DE PREPARO:

 

Massa    

Coloque os ovos na batedeira com batedor globo, intercalando com o açúcar.  Bata na  velocidade 3 até montar ou dobrar de volume. Quando dobrar de volume, acrescente a água aos poucos  e  desligue a batedeira.

Fora da batedeira, adicione a farinha misturada com o fermento e misture levemente. Distribua a massa sobre uma forma com papel manteiga por baixo e faça  no formato desejado. Se quiser o bolo de chocolate, adicione chocolate em pó.

*C°Temperatura do forno: 200
*Tempo de forno: aproximadamente 30 minutos
*Rendimento: 2 unidades(médias)

 

Recheio e Cobertura

Colocar todos os ingredientes em uma batedeira com o batedor globo, bater na 3ª velocidade até dobrar de volume. Não bater muito porque pode virar manteiga.

Utilize 500 grs. de morangos para colocar no recheio e na decoração.

* Armazenar na geladeira. Usado para recheio de bolos tortas e doces.

 

 

 

 

 

 

ENROLADINHO DE PEITO DE PERU E MOZARELA

ENROLADINHO DE PEITO DE PERU E MOZARELA

INGREDIENTES:

 

Massa

500 grs. de farinha de trigo
20 grs. de fermento biológico fresco
50 grs. de margarina
50 grs. de açúcar
100 grs. de queijo parmesão ralado
10 pitadas de sal
20 grs. de salsinha
1 copo (200ml) de água

 

Recheio

200 grs. de margarina
300 grs. de queijo mozarela
350 grs. de peito de peru

 

MODO DE PREPARO:

 

Massa

Em uma vasilha ou batedeira, faça uma massa com 100 grs. de farinha de trigo e 20 grs. de fermento e um pouco de água. Deixe descansar por 10 minutos. Após este descanso adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa macia e lisa.

Deixe descansar coberta com um filme plástico durante 10 a 20 minutos. Após o descanso abra a massa com ajuda de um rolo de massa, abrir na forma de um quadrado, passe a margarina sobre a massa.

 

Recheio

Coloque a salsinha e feche a massa em três partes iguais uma sobre a outra. Abra a massa novamente e passe a margarina e depois o parmesão com a salsinha e feche massa novamente, abra a massa e coloque o peito de peru e queijo.

Enrole como um rocambole e corte com uma largura de 7 centímetros coloque em uma bandejas e deixe descansar por 10 minutos. Pincele ovos e coloque queijo parmesão e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°.

Rendimento

 10 unidades

SONHO BENJAMIN

SONHO BENJAMIN

INGREDIENTES

 

Massa
500 grs. de farinha de trigo
50 grs. de fermento biológico fresco
1 copo de água
100 grs. de açúcar
100 grs. de manteiga ou margarina
1 colher (café) de sal
3 ovos
1 pitada de baunilha

Recheio
250 grs. de açúcar
1/2 litro de leite
4 gemas
75 grs. de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) manteiga
1 pitada de baunilha

MODO DE PREPARO


Massa
Em uma vasilha (ou batedeira) misture 50 grs. de farinha de trigo, fermento e um pouco de água. Deixe descansar por 10 minutos. Depois, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Coloque dentro de uma vasilha untada com óleo e cubra com filme plástico. Deixe crescer por 20 minutos.

Após o crescimento faça os modelos desejados. Se for fritá-los, peneire farinha de trigo. Caso deseje assá-los, pincele com ovos mexidos. Espere novamente o crescimento dos modelos até dobrarem de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC ou frite-os no óleo com fogo médio. Espere esfriar e recheie.

Recheio

Em uma panela coloque a metade do açúcar e o leite para ferver. Em uma vasilha coloque as gemas e a outra metade do açúcar e bata com um fouet até as gemas branquearem. Depois, adicione a farinha de trigo e reserve. Assim que o leite ferver adicione um pouco deste na mistura e, em seguida, leve para cozinhar mexendo sempre para que não empelote. Assim que o creme engrossar apague o fogo, adicione a manteiga e a baunilha e mexa até fica homogêneo. Coloque o creme em uma vasilha e cubra com filme plástico rente ao creme. Espere esfriar e recheie os sonhos.

SABRÉ DE CHOCOLATE

SABRÉ DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

 

Massa

 175 grs. de manteiga
 100 grs. de açúcar
 2 gemas
 300 grs. de farinha de trigo
 raspas de ½ limão.

Cobertura

 200 grs. de chocolate meio amargo

 

MODO DE PREPARO

 

Massa

 Bata a manteiga e o açúcar na batedeira com a pá raquete e adicione as raspas de limão. Cuidado para não bater demais e deixar a mistura mole.
Adicione as gemas e bata por mais 1 minuto. Acrescente a farinha e continue batendo até homogeneizar os ingredientes.
 Leve a massa coberta com um filme plástico para a geladeira por 20 minutos.
 Divida a massa em 40 partes iguais e modele em formato de meia-lua (faça uma bolinha, estique-a com a mão, como se fosse uma cobrinha, e então faça a meia-lua).
 Leve os biscoitos para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por aproximadamente 20 minutos. Tire do forno e espere esfriar.

Cobertura

Tempere* o chocolate, passe a ponta dos biscoitos no chocolate temperado e coloque-os em uma forma coberta com papel-manteiga. Leve para a geladeira até que o chocolate endureça.

* TEMPERAGEM = um processo necessário para garantir que o chocolate endureça apropriadamente. Consiste em derreter o chocolate, espalhá-lo em uma superfície fria, como uma mesa de mármore, para dar um choque térmico e, em seguida, aquecê-lo um pouco. As temperaturas variam de acordo com o chocolate utilizado. Barras próprias para confeitaria costumam ter as indicações na embalagem.

 

Rendimento: 40 unidades