INGREDIENTES

 

5 colheres (sopa) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

3 gemas

1 lata de leite condensado

1 lata de leite integral (a mesma do leite condensado, mas com 1 dedo a menos de leite)

 

 

MODO DE PREPARO

  

Calda 

Comece pela calda. Coloque o açúcar numa panela ou frigideira e leve ao fogo baixo. Misture com uma colher até o dissolver. Adicione aos poucos a água para que a calda não fique muito grossa (este passo varia conforme o gosto de cada um). Despeje na forma de pudim e vire-a até que a calda esteja em quase toda a superfície. Ela deve ser feita primeiro porque precisa esfriar.

 

Pudim

Bata as gemas delicadamente com um garfo ou fuet, o suficiente para misturá-las. Lembre-se: quanto menos aerado, melhor. Acrescente o leite condensado e misture novamente até que fique homogêneo. Adicionei o leite e misture. 

Cheque se a calda esfriou. Despeje a massa do pudim na forma através de um coador. É este o momento que faz toda a diferença.

Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno médio em banho-maria. Deixe assar por cerca de 45 minutos (o tempo varia de acordo com o forno). Para checar se está assado, fure com uma faca de ponta fina ou palito de dente: se sair sequinho, está pronto. 

Tire do banho-maria com cuidado e espere esfriar. Mexa um pouco a forma para que o pudim se solte e passe a faca pelas laterais. Você verá que ele se soltam um pouco da superfície. Coloque o prato em que vai servir e vire a forma de uma só vez. Está tudo pronto!